domingo, 10 de maio de 2009

Fale com eles!

Foi mal atendido (isso já estávirando clichê...)? Quem devo procurar para reclamar? O que devo fazer?

Bom, o gerente seria uma boa pedida para começar a dar alguma forma para sua reclamação. Porém, nem sempre o gerente está em seu horário de trabalho quando você é mal atendido, ou então, ao conhecê-lo fica mais claro de onde os funcionários estão tirando o mau exemplo de atendimento. E se nada disso acontece e você prefere não falar com nenhum outro funcionário por timidez ou por estar com muita pressa mesmo?

Mesmo com todos esses fatores você ainda quer deixar registrada sua reclamação? Então "Fale com eles" virtualmente! (e não deixe de falar com a gente aqui também! Participe enviando sua história - saiba como!)


Contato Virtual com o cliente

Como já tivemos por aqui dois relatos referentes a estabelecimentos de Fast Food (Subway e McDonald's) resolvi pegar, para um pequena análise da página de contato com o cliente, alguns sites de redes de Fast Food.

- Subway: A opção para entrar em contato com eles nem está disponível no menu princiapal. Há um link na parte inferior da página inicial do site com a chamada "Pergunte! Comentários, Questões e Informações de Contato". Ao acessar a página todos os menus e outras informações ficam em inglês. Apenas o formulário e as instruções iniciais continuam em português. No formulário você tem a opção de especificar a loja e o horário da visita. É necessário fornecer alguns dados seus como endereço, telefone, e e-mail. (link



- McDonald's: O item "Fale conosco" está meio escondido abaixo do menu principal (mais ou menos com o tamanho da letra 8 com a cor branca em um fundo vermelho. As instruções são bem rápidas e diretas "Preencha o formulário abaixo e clique no botão enviar". Você tem a possibilidade de colocar mais de um telefone para contato além de um espaço para colocar sua data de nascimento, profissão e especificar o tipo de contato que quer ter (sugestão/comentário, elogio, dúvida, crítica/reclamação). Ainda pode especificar a loja, sobre qual serviço irá falar e sobre o assunto da sua mensagem. É um formulário maiorzinho, mas garante uma boa especificidade para sua mensagem (não estou garantindo que ela será lida). Ao clicar no box (que já vem marcado - cuidado!) acima do botão enviar você concorda em receber mensagens (informativos, propagandas) do McDonald's. (link)


Bob's: A opção fale conosco está meio escondida, fora do menu principal. Encontra-se em um outro menu (no topo da tela) com letras pequenas e com a cor cinza em um fundo branco com cinza claro. No formulário, pedem seu nome, endereço, telefone, e-mail. Você pode escolher para qual área será enviada a sua mensagem (ex: atendimento, recursos humanos, franquia, qualidade do produto). A mensagem inicial é a mais simpática e gentil. Você tem alguns endereços físicos (infelizmente apenas em São Paulo e Rio de Janeiro) para entrar em contato. Além disso há disponível uma lista com os nomes e e-mails dos responsáveis pelas gerências regionais! O melhor é que o box, ao final do formulário, para aceitar receber mensagens do Bob's está desmarcada! Aqui você realmente escolhe se quer receber e-mails promocionais do Bob's, não há pegadinhas! (link)


Burger King: Na página inicial há uma opção de Busca com o texto "O que você procura aqui no site?". Escrevi "reclamar", cliquei em ok, nada aconteceu. Tentei escrever outras coisas e nada aconteceu, talvez não esteja funcionando mesmo ou isso é só comigo. Resta, então, o menu "Navegue por aqui", onde está a opção Contato. Eles só querem saber seu nome, celular, e-mail e para que Estado você quer mandar sua mensagem. Neste formulário tem pegadinhas (cuidado!) e os boxes para receber mensagens do Burger King estão marcados já! Sim, boxes! Neste são dois, para receber mensagens por e-mail e através do seu celular também! (link)

12 comentários:

  1. Muito bom! Nunca fui mal atendido em nenhuma dessas redes... Fui mal atendido em uma loja esportiva aqui da minha cidade, mas ela não tem site ¬¬. Então só me retirei da loja e não voltei mais (naquele dia)...

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  2. Hahaha, voltei!
    Agora sim, no Mc eu várias vezes fui mal atendida. Comi lá na sexta e vi que o pessoal estava preparando os lanches sem luvas, pois é, pegavam tudo com a mão mesmo. Reclamei ameaçando "se da próxima vez vcs encostarem sem luva no meu lanche eu processo essa franquia!" a moça me olhou assustada...eu não estava em um bom dia...hihihi

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  3. Muito bom e bem explicado.
    O engraçado é como estas empresas em sua maioria escondem em seus sites a parte do "fale conosco"; seria isto para evitar reclamações? Mas, em fim, não acho que reclamar do mal atendimento vá ajudar em algo, o certo seria ignorar ou parar de consumir em determinada empresa em caso deste mal atendimento ser mais "crítico" ou ocorrer com mais frequencia.

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  4. amigo ombudsman, vc está indo longe...

    hahaha

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  5. hahahahaha,
    poxa..eu realmente acho que a opção de reclamar virtualmente é melhor.É melhor porque você evita ter que olhar para a cara daqueles chatos que nos atendem mal.

    Mesmo assim,nada que substitua um bom xingão na cara mesmo. xD

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  6. Muito bom john! John´s consultoria!

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  7. nem gosto de tipo de refeição

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  8. as empresas tentam de muitas maneiras ter boa relação com os clientes. mais é muitos dificl, até porque é cada um com o seu interesse...

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  9. As empresas tentam a todo custo ter uma boa relação com os clientes. Isso nem sempre é possível, já que é cada um com seu interesse...

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  10. As empresas tentam a todo custo ter uma boa relação com os clientes. Isso nem sempre é possível, já que é cada um com seu interesse...

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  11. As vezes nem vale a pena ter esse contato com eles, como são redes grandes quase sempre não respondem, mas não posso afirmar, pois nunca precisei usar, mas já tenho exemplos de me responderem meses depois por meio de contato pelo site, no caso com a LG.

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