segunda-feira, 4 de maio de 2009

Algumas dicas

Como nos últimos posts tivemos relatos de péssimas experiências com atendidmento em redes de fast food (McDonald's e Subway) resolvi preparar uma pequena série de dicas para ajudar você, cliente desse tipo de estabelecimento(ou de qualquer outro), a não ser (tão) mal atendido.

1. Antes de pedir observe bem a expressão dos atendentes (não apenas a expressão facial, mas o conjunto completo). Se algum estiver muito ocupado segurando alguma parede, não o incomode! O teto pode cair e sobrar para você! Se os rostos parecerem cansados, entediados ou pior, irritados, cuidado!Dirija seu olhar para o próximo atendente ou pense duas vezes antes de seguir em frente.

2. Procure prestar atenção no que está fazendo! Evite atender celulares, conversar com alguém ou estar com fones de ouvido. Pode não parecer, mas os atendentes são muito sensíveis e ficam muito irritados quando não recebem atenção! Se você sofre de Narcolepsia procure alertar o seu atendente, pois ele pode ficar muito além de bravo se você começar a dormir enquanto ele estiver falando.

3. O cliente sempre tem razão. Porém, para a maioria dos atendentes o certo é o atendente estar sempre certo e para todo erro há uma justificativa ou desculpa para a culpa não ser dele. Geralmente você será o culpado, mas as máquinas, a queda de energia, do sistema e o acaso também entram nesse esquema. 

Se o atendente errar e educadamente pedir desculpas, assumindo o seu erro, não dê uma de orgulhoso! Seja humilde e gentil, aceite as desculpas! Lembre-se que é por causa de pessoas barraqueiras e orgulhosas que os atendentes nunca assumem estar errados. Paradoxalmente o medo de perder o emprego devido a uma falha (geralmente com o cliente) é muito maior do que o medo de perder o emprego por ser grosseiro, estúpido e tirar a razão do cliente!


(Mais dicas no próximo post)


10 comentários:

  1. senti a leve referência aos barraqueiros ser direcionada a minha pessoa...


    hahahaha³

    ResponderExcluir
  2. Brigar com atendente, na minha opinião, é perda de tempo, é melhor aceitar as desculpas, conversar com calma pra não perder a razão;

    ResponderExcluir
  3. HUIEHAUIEUIAEUIA

    A da narcolepsia foi a melhor!

    Só faltou a dica de tomar cuidado especial com atendentes que trabalham nos feriados!!

    ResponderExcluir
  4. teremos mais dicas no próximo post! atendentes que trabalham nos feriados podem ser problemáticos!

    ResponderExcluir
  5. Uma dica muito fácil e que quase sempre funciona é: seja educado! =)

    Tendo como exemplo o caso da Subway (já que eu frequento pelo menos uma vez por semana), sempre que eu falo a minha opção eu agradeço logo depois! Simples assim!

    As pessoas esquecem que estão falando com pessoas do outro lado (sim, o atendente) e vão logo falando: "metade; 4 queijos; frango teriaki; suiço; etc etc etc" e se esquecem de agradecer!

    Pois eu agradeço! E se vejo que os atendentes são educados e bem humorados (raro, mas existe) eu tbm retribuo com um sorriso!

    PS: As atendentes da Subway Barra mesmo, sempre me atendem hiper bem! As do Iguatemi 3rd piso e as do SSa Shop são ok! E as do Iguatemi 1rst piso são as PIORES! O.o

    ResponderExcluir
  6. Sim, Ugo, eu também sempre sou muito bem atendido na Subway do shopping barra (Salvador - BA). A do Salvador Shopping e a do Iguatemi eu não conheço ainda.

    O atendente pode se esforçar ao máximo para fazer o melhor atendimento, mas se o cliente não colaborar um pouco as coisas ficam bem complicadas.

    ResponderExcluir
  7. Opa, valeu pelas dicas, cara!!
    Vou prestar atenção, memseo, já fui tão mal-atendida, no McDoanld's...
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. valeu as dicas hem,gostei do seu, blog...sucesso..

    ResponderExcluir
  9. Sou até educado demais.Eu não brigo com os atendentes. Quando sou mal atendido, simplesmente procuro pela gerência.

    ResponderExcluir